ALUNOS

Semana 04 . Introdução (Para que serve?)


Semana 05 . Metodologia Científica


2ª Etapa

Aula 06 . Material e Métodos


Olá Alunos! Baixem as Normas e Verbos para Objetivos de pesquisa. Sobre o Seminário Interdisciplinar, acesse o seguinte link para maiores informações e download dos templates: siefaf.blogspot.com.
VERBOS
VERBOS
 REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
CITAÇÕES
CITAÇÕES

Comentários

O vídeo apresenta a introdução de um artigo, ou tese, de forma clara e descomplicada, e orienta métodos para construção da introdução e sua função. Porém o professor Gilson Volpato instruí de um modo que a produção feita pelo aprendiz não se torna algo mecanizado, mas cada texto com a essência do próprio autor.
E apresenta uma maneira de analisar se a introdução ficou correta e compreensível, isto é, após a leitura é obrigatório que para o leitor esteja evidente qual é o objetivo final do texto, pois a função da introdução é esclarecer ao leitor o que será apresentado no texto em geral.
Unknown disse…
O professor Gilson Volpato trouxe de forma básica, clara e objetiva a forma com que se estrutura uma introdução, seja de um texto científico, artigo, tese, entre outros. Esclarece, primeiramente, a importância da introdução, então evidencia os seus pilares essenciais, que são: a apresentação do problema, o qual levou ao desenvolvimento do trabalho; o objetivo, ou seja, os benefícios da pesquisa ou trabalho; e a justificação ou porque que se construiu a pesquisa desta forma para fomentar a solução do problema; além de apresentar uma técnica para essa construção, pois já que a justificação está intimamente ligada à introdução, o leitor deverá ser capaz de prever o objetivo da pesquisa pela simples leitura da justificativa. Segundo o professor, a introdução também pode apresentar definições de conceitos implícitos para o leitor, e trazer a importância (que pode ser teórica ou aplicada no presente) de seu trabalho para a sociedade.
Unknown disse…
A introdução é uma das principais partes de um trabalho cientifico, é a partir dela que o leitor ira se respaldar sobre o que o espera adiante. O objetivo desse tópico, é, mostrar para o leitor, qual problema justifica essa pesquisa, assim sendo, o leitor terá a possibilidade de prever se realmente o assunto abordado no trabalho, possui alguma relevância para ele. A construção de uma boa introdução, nos permite avaliar, se todo trabalho conseguiu alcançar seus objetivos.
Unknown disse…
O professor nos ensinou de forma clara, como montar uma introdução, mas não com regras, ele nos deu os tópicos necessários para fazer uma introdução, mostrando sempre que devemos usar nossa criatividade para criar da melhor forma possível. Para ser uma introdução devemos ter um problema, a justificativa, o objetivo, a definição e a importância desse problema. A ordem não importa, pois alguns problemas já mostram seu grau de importância, portanto não precisa escrever novamente qual é sua importância. O problema, a justificativa e o objetivo são os tópicos de maior grau de valor dentro da introdução, o leitor do artigo deverá saber qual será seu objetivo somente lendo o problema e a justificativa, pois se bem escrito o objetivo será uma consequência.
Angélica Moraes disse…
O professor Gilson Volpato nos orienta através do vídeo, métodos de como construir a introdução de um artigo. Este por sua vez, nos apresenta as formas em tópicos para se fazer uma boa introdução que são: a apresentação de um problema,o objetivo, justificativa, definição e a importância desse problema; são esses elementos que mostram o conteúdo do trabalho e o desenvolvimento deste.
No entanto, podemos dizer que a introdução é de extrema relevância para prender a atenção do leitor, pois apresenta os aspectos mais significativos do trabalho.
Unknown disse…
O PROFESSOR: Gilson Volpato nos explica com clareza como fazer uma introdução usando cinco passos fundamentais, como ele relata deve-se apresentar com clareza o problema que vamos aborda, mostrando suas justificativas, com isso o leitor pode prever o objetivo, e com isso devemos define algumas partes e mostrar sua importância que vai ser mostrada ao longo do artigo
Este vídeo esclarece todas as possíveis dúvidas acerca da produção de uma introdução. O professor deixa claro que dentro dela deve haver o problema que levou o autor a escolher determinado tema, as justificativas para a escolha desse tema e os objetivos que o autor almeja alcançar. A importância do tema, segundo o professor, podem ser citadas ou não, pois muitas vezes dentro do problema ou dos objetivos, ela pode estar clara. Outro fator importante que ele citou é a parte das definições. Na introdução do artigo não deve haver aprofundamento do tema, porém nem todos os possíveis leitores desse trabalho terão conhecimento suficiente para prosseguir com a leitura, então pode ser importante agregar rapidamente uma breve definição que dê ao leitor o emponderamento de continuar com uma leitura que não seja de sua área. Palavras-chave: Leitura- Escrita Científica- Introdução- Objetivos.
Marcelo Casado disse…
O professor começa seu vídeo falando sobre a introdução de um trabalho, sua função, o que deve conter na introdução, a estrutura básica que compõem uma introdução, apontando um tópico de cada vez e dando uma breve explicação sobre cada um de modo claro e objetivo.
O vídeo é muito esclarecedor, e enriquece nosso conhecimento sobre como montar uma introdução de um trabalho, para nos que estamos aprendendo a montar artigos e a fazer trabalhos acadêmicos é de extrema importância , pois esclarece duvidas q , alem de adquirir dicas valiosas que nos é dada para montar uma introdução de maneira correta.
Unknown disse…
O vídeo tem como função orientar na elaboração da introdução de artigos; traz os passos utilizados para a produção e para dar um bom conteúdo. Gilson Volpato evidencia a importância de apresentar o problema, ter um objetivo claro, justificar o assunto a ser abordado, defini-lo e a importância do tema. Este último, segundo o professor, nem sempre tem necessidade de ser apresentado na introdução, uma vez que pode ser trago juntamente com o problema ou com o objetivo. Portanto, essa parte do artigo deve ser brevemente comentada e de forma interessante, pois é a partir dela que as pessoas se sentirão despertadas a continuar a leitura.
Geórgia Louro disse…
O termo introdução designa a ação de introduzir um novo tema ou ideia. A introdução é essencial para um trabalho científico, artigo, entre outros trabalhos acadêmicos, ela tem a função de esclarecer ao leitor sobre o que irá ver a seguir. O professor Gilson Volpato trouxe de forma básica, clara e objetiva como se deve construir uma introdução, o primeiro passo é a existência de um problema, criando métodos para resolver, logo em seguida apresentar as justificativas do seu objetivo, o porquê desta pesquisa. Portando, podemos dizer que a introdução é de extrema importância para prender a atenção do leitor, esclarecendo o que será apresentado ao longo do trabalho.
PALAVRA CHAVE – ESCLARECIMENTO – OBJETIVO – LEITURA
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Josué Melo disse…
o vídeo onde o professor Gilson Volpato de forma rápida e clara mostra a importância e como montar uma introdução, onde nos apresenta em topicos, boas formas de se fazer uma boa introdução.ele mostra que de que deve-se com clareza apresentar o problema que vamos abordar, mostrando as justificativas porque é um problema, para que o leitor consiga prever o objetivo, e que consiga entender quando for apresentado a solução proposta. Palavras-chave: Leitura - Esclarecimento - Introdução - Objetivos.
Unknown disse…
O professor relata no início o vídeo de como deve-se elaborar a introdução de um texto ou artigo. Ela tem o papel muito importante para se descrever um certo assunto a ser estudado. Dentro da introdução deve conter o problema que motivou a pessoa a escolher aquele determinado assunto, apresentar também os objetivos que querem ser alcançados e as justificativas que levou a escolha daquele assunto. Ela tem uma grande importância para chamar a atenção do leitor, assim mostrando para ele o que será estudado naquele trabalho.
Unknown disse…
O professor Gilson Volpato veio por meio deste vídeo apresentar-nos de forma sucinta e concisa técnicas para elaborarmos uma boa introdução explicando primeiramente a estrutura básica que consiste em cinco elementos: problema, justificativa, objetivo, definições e importância sendo os dois últimos opcionais é brevemente comentou sobre cada elemento finalizando com o compartilhamento de uma técnica desenvolvida por ele mesmo, Sendo de grande valor para pessoas envolvidas no mundo acadêmico, pois frequentemente necessitam de elaborar textos de diversos tipos e nem sempre sabem como começar a expor suas ideias .

Palavras chave : Introdução – estrutura – técnicas – simples .
Achilles Barros disse…
Segundo o Professor e Doutor Gilson Luiz Volpato, fala que a função da introdução é "esclarecer ao leitor sobre o que vai vir a seguir." A introdução é um ponto inicial do trabalho, pois, o autor se esclarece ao leitor o que é o tema que o autor escolheu, como surgiu e etc. Em seguida irá informar o problema tratado na tese juntamente com uma justificativa, o objetivo em que o autor quer alcançar e suas definições. Alem disso, o professor diz que o trabalho deverá ter uma importância (seja teórica ou aplicada). Desta forma, sabemos que uma introdução boa é quando o legente entende o problema já sabendo o objetivo tratado na dissertação.
Unknown disse…
Este vídeo relata todos os tópicos que devem constar em uma introdução, são fundamentas e indispensáveis três deles: Problema, Justificativas e o Objetivo. O problema deve ficar claro para o leitor, sendo explicado os motivos pelo qual ele foi escolhido, as justificativas devem expor como chegamos ao objetivo, demonstrar a relevância da tese levantada. Outros tópicos que podem estar presente na introdução são as definições importantes, que te auxilia a deixar claro para o leitor o que você quer falar e a importância do estudo, seja ela teórica ou aplicada, em muitas das vezes, a importância já fica clara quando demonstramos o problema.
O professor Gilson, também demonstrou uma técnica para testar sua introdução, seria retirar da introdução o seu objetivo e pedir para alguém da área ler, caso o leitor te retorne com os objetivos corretos, parabéns, sua introdução ficou boa, porém, se o leitor não consegui enxergar os objetivos, pode escrever tudo novamente.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
..
Relacionando este video com o da semana passada e com a aula ministrada dentro de sala de aula podemos concluir que se fazer um trabalho académico não é tão complicado como temos em mente na maioria das vezes. Para se fazer um excelente trabalho precisamos ter um problema e querer resolve-lo, listando nossos objetivos, e métodos para a solução deste. E expor sempre a verdade, não o que achamos, mas tudo aquilo que consigamos provar e que temos fontes confiáveis. E se o método que utilizamos falhou temos que ser hoenestos e dizer a verdade e explicar. A introdução é uma peça chave em um artigo, pois além do resumo ela tem o papel de começar a desenvolver o que vai ser dito. De dar ao leitor um breve detalhamento do assunto.
Palavras- chave: método, introdução, objetivo, seriedade.
Unknown disse…
No vídeo o professor Gilson Volpato articula em como fazer uma introdução de boa qualidade, ressaltando os conceitos importantes, diz que as partes essenciais para a construção de um texto cientifico é definir um problema, a justificava e o objetivo, onde ao se falar do problema colocando suas justificativas e tendo conhecimento do tema o objetivo será demonstrado facilmente. A introdução é a parte explicativa onde se demonstra o assunto que o texto irá aborda de forma sucinta mas de forma que deixe o leitor informado e interessado pelo conteúdo
Palavras-chave: Introdução - Explicação - Técnica - Elaboração
Débora disse…
O vídeo mostra pequenas técnicas de como construir introdução de um artigo ou tese que são formidáveis para os estudantes. Introdução é algo importante a ser feito, pois mostra ao leitor o que surgirão, três coisas que são essenciais que se deve conter na introdução: problema, justificativa e objetivo, tudo que se deve conter na introdução precisa ser escrito de forma mais clara, pois deve ser voltado exclusivamente para o leitor. Ao descrever o problema e a justificativa como consequência o leitor imediatamente prevê o objetivo, isso é de extrema importância, pois não vai ser preciso relatar o objetivo na introdução.
joão luiz disse…
Neste vídeo e possível compreender melhor as principais características que uma introdução deve conter, o professor Gilson Volpato retrata alguns tópicos importantes que se deve levar em consideração no momento de redigir uma introdução. Deve ser justificada a escolha do tema, ou seja, qual o motivo que nos leva a escolher o mesmo, e assim citar uma breve proposta,objetivo ou solução que se almeja alcançar. Explicou também sobre o objetivo da introdução, e o que ela proporciona ao leitor. Ótimo vídeo!
geozione disse…
Segundo o vídeo de Gilson Volpato, a introdução de um artigo, tese, ou trabalho possui uma função de esclarecer o que está por vir no conteúdo a frente, mostrando de forma clara e objetiva, a melhor forma de se montar uma “introdução”, contendo partes como: o problema, a justificativa e o objetivo as ser passado. Além de mostrar também que uma introdução não difere de uma justificativa, sabendo que ela deve chegar ao leitor de forma objetiva ao seu entendimento.
O objetivo pode estar no início e também no final da introdução, quando o leitor for avaliar o material, ele por sua vez tente a verificar se a ideia passada no objetivo confere a ideia mencionada na conclusão.
Unknown disse…
O professor Gilson Volpato, apresentou muito bem como deve ser uma introdução deixou claro que a mesma deve ser clara e direta. Pois ela esclarece o assunto que será discutido no decorrer do trabalho.
Alguns pontos foram destacados como:
-Problema_ que originou a sua pesquisa
-Justificativa_ Por quê você fez essa pesquisa é não outra.
-Importância_ se adequando as propostas do artigo as pessoas tendem a se conscientizar pois foi mostrado as consequências...
Gilson chamou a atenção sobre como o autor (nós) disserta o trabalho, devemos construir um texto com informações relevantes, informações verdadeiras, que prende o autor na leitura e que não seja monótono.
Unknown disse…
No vídeo do Dr. Gilson Luiz Volpato, podemos ver os elementos importantes no momento da criação da introdução de um trabalho cientifico e que eles devem ser abordados de uma forma clara para que assim os leitores possam entender qual é o “objetivo” daquele trabalho. Dentre os elementos que fazem parte da introdução estão: problema, justificativa e objetivo. Esses são os básicos e indispensáveis para elaboração de uma introdução concisa e clara. O Dr. Gilson, falando no vídeo, a respeito desses três elementos deixa claro que o problema e a justificativa devem esclarecer logo de claro qual é o objetivo de seu autor mesmo que este não esteja explicito, é bem interessante a forma que ele aborta para explicar que o leitor não deve sentir dificuldade em entender o que está sendo transmitido a ele através do artigo escrito é um detalhe muito importante para alunos e universitários que tem dificuldade com a escrita. Muito interessante a vídeo aula a respeito desse assunto.
Unknown disse…
O professor Gilson Volpato explica de forma clara e descomplicada como se fazer uma introdução ou tese de um artigo. A principio ele mostra a estrutura básica e os princípios a ser seguidos, os quais são: problema, justificativa, objetivo, definições e importância. Não é uma sequência a ser seguida, a criatividade do autor que vai encaixar os princípios básicos dentro da sua introdução. O professor enfatiza também a ação do leitor,o qual deve prever o objetivo e a conclusão do texto lendo o problema e a justificativa do autor. No entanto percebe se que a introdução alem de ser o ponto de partida, ela é um 'resumo' de todo o texto com palavras chaves, o que vai despertar o leitor o interesse no desenvolvimento do texto e entender o objetivo.
Unknown disse…
A vídeo aula do professor Gilson Volpato relata sobre a construção de uma introdução para algum trabalho acadêmico, como TCC ou Tese, uma introdução tem função de descrever sobre o conteúdo do texto, existem itens que podem compor uma introdução, é importante relatar o problema, a justificativa do objetivo, o objetivo, pode conter também definições rápidas que são importantes e a importância do estudo, que pode ser teórica ou aplicada. Sendo as três primeiras essenciais na construção da introdução. Através da introdução do texto tem que ser possível para o leitor perceber qual a sua função daquele determinado texto, ou seja, qual é o objetivo do texto.
Unknown disse…
Introdução é a principal parte do trabalho, afinal a defesa da pesquisa começa nela. É ideal que ela seja clara e objetiva, por ser capaz de prender ou afastar o leitor. Introduzir a pesquisa com conferência, coesão e clareza, permite que o leitor ou ouvinte acredite no que você vai apresentar e fique atento.
Fernando disse…
O vídeo do Professor Gilson Volpato apresenta como deve se estruturar uma introdução de um trabalho acadêmico, seja um artigo, TCC ou uma Tese, para transmitir ao leitor o objetivo desse trabalho de forma clara. Para isso, o professor aponta alguns elementos necessários para a estruturação da introdução, como o Problema, Justificativa, Objetivo, Definições e Importância. Segundo o Professor, os 3 primeiros elementos são essenciais e, ensina uma técnica para saber se a introdução está justificando o entendimento do objetivo, ele sugere que seja retirado o objetivo da introdução e que um terceiro a leia, se a pessoa conseguir dizer o objetivo, significa que a introdução está boa.
Unknown disse…
Professor apresenta os pontos que devem conter uma boa introdução de um trabalho, dando aos estudantes ponto de vista sobre cada um deles, além explicar com clareza cada um destes. Introduzir ao leitor sobre o que levou você a fazer seu trabalho, expor todos os pontos que lhe chamaram atenção, como problemas, objetivo etc. Criar expectativa na leitura, que deve ser de fácil entendimento para todos os tipos de leitor, expressar com clareza tudo que será abortado ao decorrer do seu trabalho, um texto que será compreendido por todos os públicos.
L.F disse…
A introdução deve instigar o leitor à leitura do projeto de modo que introduza o assunto e mostre os objetivos pretendidos. Não existe uma regra que define o que devemos seguir, mas existe uma estrutura básica que deve conter: Problema, Justificativa e Objetivo. Sua seqüência é flexível, portanto o autor/autora deve sempre pensar no leitor mostrando uma previsão no que será discutido ao longo do projeto e levando a dedução dos objetivos como o professor mostra no macete.

Palavras-chave; Introdução – Leitor – Estrutura – Projeto.
Unknown disse…
O vídeo tem o objetivo de nos mostrar os elementos que deve haver em uma introdução de um texto acadêmico, sendo de grande importância sua composição para nortear sucintamente o conteúdo a ser apresentado. Assim vemos que é necessária para sua estrutura básica certos elementos como: o problema que dá origem a pesquisa; uma justificativa do método usado; uma breve definição do objetivo; e a importância do seu trabalho. Tendo esses elementos estruturais descritos, sua introdução será satisfatória para iniciar a apresentação do seu texto acadêmico, dando uma visão geral do que vai ser apresentado e dando um vis melhor para elaboração dos conteúdos no trabalho geral.
Unknown disse…
O conteúdo expressas formas de se formar uma boa introdução, nele observa uma estrutura básica de uma introdução, podendo variar algumas coisa dependendo do tema abordado e sua finalidade.Formas de abordar o problema, sua justificativa e qual o objetivo do trabalho são essenciais para uma boa introdução. Com isso podemos acrescentar formas para nossa vida acadêmica de como abordar uma introdução afim de que qualquer um lendo-a, mesmo não conhecendo a fundo sobre o tema, saberá do que se trata, facilitando assim a sua leitura e seu entendimento.
Unknown disse…
O vídeo nos demonstra que, não é tão complicado assim fazer uma Introdução, como muitos estudantes pensão. A estrutura básica e efetuada com cinco tópicos básicos que podem ser aleatórios de acordo com o que o autor(a) façam os leitres ente derem sobre o que seu artigo,tese,ou texto irá falar, lembrando que três destes são os mais essenciais o problema,a justificativa, e objetivo. Sabendo também que se seu problema é justificativas forem bem claras que qualquer leitor entenda o seu objetivo será bem esclarecido.
Unknown disse…
Como suporte para introdução de um artigo o autor vem reforçar alguns pontos essenciais do nosso trabalho. A partir da introdução algumas ideias devem estar bem explícita como por exemplo a problemática do artigo; contudo levantado o problema, dentro das suas justificativas, um segundo leitor, deverá, ao lê-lo, chegar ao objetivo principal de seus argumentos. Com isso torna-se necessário, como partes insubstituíveis, na sua introdução, o problema, a justificativa e o objetivo. Outros pontos serão muito úteis como a definição de alguma outra informação "extra", que enriquecerá sua tese, e a importância, trabalhada dentro do pensamento de que será útil para novas descobertas.

palavra chave: introdução. problema, justificativas, objetivos.
Unknown disse…
O vídeo apresenta um modelo de introdução a ser seguido que facilite a compreensão do problema, metodologia e objetivo do trabalho ou artigo apresentado com intuito de fácil entendimento e rápida compreensão dos termos e situações abordados no mesmo pelo seu leitor. Com isso apresentando um texto coeso com o que será abordado, boa distribuição do objetivo e metodologia acerca do que será redigido no trabalho o leitor antes de ler o artigo terá uma visão correta do que será abordado no decorrer da obra.

Palavras-chave: INTRODUÇÃO-COESÃO-DISTRIBUIÇÃO.
Unknown disse…
A introdução de um texto é de grande importância, o vídeo mostra realmente as partes que deve conter em uma introdução, para que ela seja uma parte do texto que aproxime o leitor a entender o que seu trabalho está querendo dizer, trazendo o leitor mais próximo do assunto tratado fazendo com que se interessem mais no assunto.
Unknown disse…
O vídeo teve como objetivo para mim, um modo infalível de fazer uma introdução, sabendo que nela há três tópicos exclusivos, e dois opcionais ou mesmo, quando for necessário. Pude ver uma coisa muito interessante nesse vídeo, no momento que ele explica, que quando um leitor da mesma área, do assunto da introdução, ler a parte do problema e da
Justificativa certamente deverá deduzir o objetivo, ao contrário disso a introdução possivelmente estará em um nível baixo de qualidade, e deverá ser refeita. As duas parte opcionais é a definição, e a importância, que deverá ser incluída no seu projeto, quando não for definida bem no problema.
Unknown disse…
Entendemos através da apresentação a importância da introdução para um trabalho.
Verificamos que o problema e a justificativa tem que conter elementos hábeis o suficiente para conduzir o leitor ao real objetivo daquilo que ainda não se leu.
É necessário registrar que a introdução, quando coesa, torna capaz de relatar, de forma sucinta, tudo daquilo que será exposto através das páginas que se seguem, e que, na maioria das vezes, são gastos dias para esmiuçar o conteúdo.
Apesar da “definição e importância” fazerem parte da projeção lógica de uma introdução, o apanhado geral da tese que se desdobrará em inúmeras folhas, deverá se resumir compreensivamente aos primeiros olhares do leitor, ou seja, se houver necessidade de releitura para captação da mensagem, a introdução merece ser repensada e, quiçá, reescrita.


Unknown disse…
Ao ver o vídeo foi possível compreender que para realizar uma pesquisa bem sucedida é necessário antes de tudo, traçar os objetivos a serem alcançados. Métodos como analisar, investigar, compreender, conferir se algo já existente tem realmente coerência. Tudo isso são fatores essenciais para a desenvoltura de uma pesquisa.
Por falta de conhecimento desta área nossos trabalhos de pesquisa e criação de artigos deixaram um pouco a desejar, mas com os conhecimento das técnicas obtidas em sala de aula e com esses vídeos explicativos, certamente irá nos ajudar a realizar um bom trabalho. Show de bola o vídeo!
Unknown disse…
O vídeo apresenta a introdução de um artigo de forma bem eficaz e relata métodos para construção da introdução de um modo que a produção feita não se torne algo complexo, com a essência do próprio autor e apresentando uma maneira de analisar que a introdução ficou correta e compreensível, isto é, para que o leitor esteja evidente com o objetivo final do texto, pois a função da introdução é esclarecer ao máximo para que o leitor possa identificar seus objetivos e como deverá ser feito a solução, que será apresentado no texto em geral como um todo.
Unknown disse…
De acordo com o professor Gilson Volpato, na elaboração de um trabalho é necessário ter o conhecimento sobre o assunto, além disso definir o porquê daquele tema, e saber qual objetivo da pesquisa. Ele apresenta tópicos relevantes do conteúdo da pesquisa, utilizando a introdução para gerar expectativa positiva ou crítica ao leitor, através disso essa prévia do assunto deve fazer referência no decorrer do trabalho. A introdução é a primeira impressão do trabalho, ela deve ser escrita de forma analítica e que seja possível identificar seus objetivos no decorrer da leitura do seu artigo.
Unknown disse…
O vídeo, vem com propósito, de auxiliar o autor a produzir uma introdução. Não por regrinhas, nem por macetes, mais espontaneamente. Um modo de ajudar esse desenvolvimento, é montar um introdução de determinado assunto, e um leitor que tenho conhecimento teórico desse assunto, ler-lo, e ele certamente deverá opinar o objetivo correto dessa introdução, de ao contrário, deverá começar do zero seu projeto, pois sua introdução não ficou de um nível favorável.
Unknown disse…
Nesta temática pode-se observar que tudo decorre a partir da Introdução, a introdução baseia todo o conteúdo que será explicitado, seja um Trabalho de Conclusão de Curso, um Relatório Científico ou mesmo um Artigo Científico, a introdução tem por base um problema, com uma justificativa , como um porque de um tema e suas aprofundadas pesquisas e estudos. A introdução é a face da importância de um tema, sendo assim apresenta o objetivo em relação ao que se espera ao longo de um trabalho.
Unknown disse…
Nesta video aula da Professora Helena vemos explicadamente passo a passo de todos os trabalhos académicos. De como não só a qualidade é importante, mas sim a clareza e o objetivo, para que todos leitores entendam o trabalho que se lê. Cada passo é mais que importante. Anotar os principais assuntos, tópicos em uma folha a parte, fazer pesquisas e depois se aprofundar no assunto, melhora nossa escrita e nosso trabalho. Esta a parte do assunto melhora a escrita e a apresentação e ainda ajuda a melhorar o nervosismo.
Palavras-chave: escrita- leitura- pesquisa-anotação.
Patricia disse…
O vídeo introdução (para que serve?), do Professor Gilson Volpato, tem o objetivo de instruir a forma correta de fazer uma boa introdução, sem utilizar uma “regrinha”. Ele apresentou os principais pontos para construir uma introdução. A introdução deve deixar claro qual o motivo da sua pesquisa juntamente com o objetivo e a importância da mesma. Se um leitor que conhece o assunto, ler a introdução e não entender a finalidade da pesquisa é por que a introdução não atingiu o objetivo para o qual ela é designada, portanto será necessário refazê-la.
Palavras-chave: introdução-objetivo-clareza.
Unknown disse…
O vídeo do professor Gilson Volpato ensina a maneira correta de fazer a introdução de um artigo. Nele é demonstrado a estrutura de uma introdução, na qual deve seguir três essências como o problema em que vai originar o motivo da pesquisa, a justificativa que vai ser o porquê daquela proposta, sendo desenvolvida com o objetivo de que o leitor possa compreender o que está sendo dito. Foi destacado outros pontos que podem ser incrementados como a definição, expondo os conceitos para que o leitor possa ter entendimento e também a importância com soluções práticas ou teóricas para resolver o problema. Enfim, a realização de uma boa introdução clara e objetiva serve par nortear o leitor o caminho que está direcionado a linha de pesquisa e também o motivo que levou.
Unknown disse…
A introdução é uma parte muito importante quando se vai escrever um artigo, nela deve conter uma boa prévia sobre o assunto, sem ser muito aprofundado mas ao mesmo tempo abordando os principais tópicos proposto, para que o leitor mesmo que seja leigo no assunto possa ter uma base e ao mesmo tempo se interessar sobre o assunto.
Palavra-chave: introdução-conhecimento-importância
Unknown disse…
(Semana 5)A professora Helena Caseli traz de forma detalhada e organizada as etapas de de um trabalho de pesquisa. Explica-se a delimitação do tema-problema, que é determinado pela criatividade e até pelo confronto com outros autores, desenvolvido de forma racional. Diz que os objetivos devem ser apresentados de forma clara, direta e objetiva. É explicada a importância de da revisão bibliográfica e as formas de se obtê-la pela coleta de obras e conhecimentos relevantes, principalmente atuais. A autora revela a que a construção do trabalho deve coordenar as ideias focadas no objetivo da pesquisa. O trabalho é, segundo a autora, dividido em Introdução (apresentação do do tema-problema, justificativas, objetivos hipóteses e método), Desenvolvimento (explica, demonstra e discute) e Conclusão (resultados), E diz que é preciso a Redação do Texto para haver a validade da pesquisa, trazendo a expressão literária do trabalho e suas fichas de documentação.
Unknown disse…
AULA 6: MATERIAL E MÉTODOS

A vídeo aula do professor Gilson Volpato relata a importância dos materiais e métodos na construção de uma introdução, pois ambos são importantes na obtenção dos resultados. A parte referente aos matérias e métodos precisa ser bem escrita e elaborada com finalidade de atrair a leitura. É necessária uma abordagem de um contexto geral para um contexto especifico, para que o leitor consiga compreender o especifico que se encontra dentro do geral. A apresentação do sujeito é necessária, identificando também a estratégia utilizada.