A escrita de artigo acadêmico na universidade: Autoria xPlágio

Leiam o artigo das autoras: Maria Fátima Alves e Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura, e deixem comentários nesta postagem até o dia 09 de agosto 2017. Clique no Link a seguir para acessar o artigo completo: AUTORIA X PLÁGIO.

Comentários

Unknown disse…
Perfeito! resumo com o pensamento da pesquisadora (op. cit., 2008),'' a prática do plágio que se percebe nos anos escolares de nível superior
nada mais é do que um relexo das práticas escolares que incentivaram, durante anos de escolarização,as atividades baseadas em cópia'' O aluno não foi ensinado a pensar por si e desenvolver, E quando se depara com trabalhos que não podem ser copiados surge a dificuldade de desenvolver.
Lauanda
Unknown disse…
Excelente artigo. Trata da realidade que nós estudantes enfrentamos. Fazer uma cópia é muito mais fácil do que redigir com nossas próprias palavras, expor nosso pensamento. O ensino desde a escola deveria mudar. Ensinar seus alunos exporem mais suas opiniões.
Unknown disse…
O Artigo Autoria x Plágio demonstra como deve ser feito um artigo de forma correta, usa- se à colaboradora A e à colaboradora B para fazer um artigo sobre a importância da leitura nos dias atuais, podemos notar que à uma crítica contra a escolaridade do ensino médio devido a pratica de leitura e autoria, assim fazendo com que os alunos universitários ao fazer artigos científicos ou até mesmo TCC, não utilize seu raciocínio de pensar em ler livros ou no uso da tecnologia de forma adequada, trazendo com que o aluno plagia grande parte do seu artigo científico. Ao ler esse artigo ele me passou uma energia positiva sobre a importância da pratica da leitura e obtenção do conhecimento que a leitura pode me dar.
Igor Oliveira de Souza
Unknown disse…
Artigo excelente, mostrando realmente a realidade que estudantes enfrentam ao redigirem textos e artigos. O artigo relata uma visão do que realmente acontece, devido a facilidade que a internet proporciona atualmente estudantes cada vez mais se acomodam a isso e preferem devido a essa facilidade e rapidez copiarem ideias e textos já construídos. Segundo o artigo AUTORIA X PLÁGIO, como forma de disfarçarem e ocultarem o plágio é comum os estudantes apagarem termos e ideias, substituírem termos, incluírem termos, acrescentarem trechos autorais e trocarem a posição das ideias. Precisamos como estudantes, nos dedicarmos a tempos de pesquisas e leitura para ampliarmos nossos conhecimentos e ideias, assim nos tornarmos capazes de pensar coisas novas e redigir textos e artigos de forma correta e com autoria.
Lara Viana Huebra
Unknown disse…
Diz exatamente o que ocorre com os estudantes, a facilidade que temos desde ensino fundamental em copiar ideias e não sermos responsabilizados por isso, nos deixa acomodados para sempre que preciso repetir o mesmo ato, não aprimorando muitas vezes nosso conhecimento sobre o assunto.
Unknown disse…
Copiar uma ideia pode ser fácil em primeiro momento, mas, o quanto se perde por deixar de desenvolver seu próprio pensamento?

Saber tratar a informação, resumir de maneira correta, dar créditos aos devidos autores e fazer pesquisas é fundamental para o crescimento acadêmico, é por intermédio da produção de artigos e teses que pode-se avaliar o desenvolvimento do aluno.

Na minha opinião pessoal, a metodologia, é uma disciplina fundamental e tem que estar presente desde os primeiros períodos.

Além de ser falta de ética e comprometimento, copiar é crime.
Débora disse…
Muito bom o artigo! Mostrando a realidade das escolas com diversos estudantes,onde o que leva ao aluno a prática do plágio, com a "exigência da escrita especializada é dirigida à alunos iniciantes, que são pouco familiarizadas com as práticas de leitura e de escrita do meio acadêmico" e outra forma que leva o estudante ao plágio é a facilidade com a era digital onde é muito fácil o acesso a internet,sem ter que procurar em livros e esquecem de por o nome do autor.Então se os estudantes começarem a prática da leitura, automaticamente escreverão melhor,e vão adquirir um amplo conhecimento de palavras e saber como usa-las !
Daniel Maciel disse…
Artigo excelente, ele nos mostra como ficamos cômodos podendo plagiar algo já pronto na internet. Mas também mostra a dificuldade dos alunos para elaborar o mesmo,por conta da falta de incentivo dos pais e até mesmo de muitos professores, que não despertam o conhecimento dos alunos e não se preocupam com o desenvolvimento de toda a classe. Mas mesmo com tantos quesitos ao nosso redor para plagiar, essa questão de fazer algo novo tem que partir de cada um, mudar o modo de pensar! E a prática da leitura com certeza é a melhor ferramenta para desenvolver isso em cada um!
Unknown disse…
O hábito de cópia é feito porque é fácil, as pessoas têm preguiça de ler, pensar e elaborar seu próprio texto, seu próprio desenvolvimento, que vem através do conhecimento adquirido na leitura. Um artigo e pesquisas feitas por si próprio vem acompanhado de domínio na hora de passar para o próximo, convicção do que tá dizendo, isso ajuda a não ficar perdido na hora da apresentação.
Unknown disse…
Assim como qualquer artigo é desafiador conseguir terminar de ler. Porém os autores conseguem expor claramente suas convicções, a partir de diversas citações, mostram com clareza e objetividade ao leitor, a sua concepção de o que é plágio e o que é autoria.
Unknown disse…
Um fato que se torna cada vez mais comum entre as pessoas, em um mundo globalizado e tecnológico, onde a cada dia mais, se procura facilitar o seu modo de viver. O plágio traz a "ilusão de ser uma maneira eficiente de se resolver o estudo em questão". Esse ato se define de modo geral como, copiar uma informação de outra pesquisa, e colar no seu estudo, sem a identificação do verdadeiro autor. Realizar uma pesquisa baseada em outros estudos já feitos, para se ter noção do que o assunto se trata, não se identifica como plágio. Para evitar esse ato e necessário colocar as referências do autor e da obra na pesquisa referente.
Unknown disse…
Artigo muito interessante, nos mostra como a preguiça e a falta de interesse pode nos levar a cometer plágio , sabendo que podemos achar o que precisamos na internet por ser mais rápido e esquecemos que tal ato é crime. O mesmo nos incentiva a buscar e nos dedicar a leitura e tempo de pesquisas para que possamos absorver da melhor forma o que foi estudado e fazermos nosso próprio texto ou artigo com autoria e ética.
Fernando disse…
O artigo O artigo evidencia uma prática muito utilizada no meio acadêmico, principalmente nos primeiros anos de graduação. Entramos no curso superior sem termos conhecimento algum na elaboração de um trabalho acadêmico e por falta de dedicação, ou até mesmo instrução, praticamos o plágio sem mesmo saber que fizemos tal ato. Isso é uma carga que vem desde os primeiros anos escolares, que fazemos atividades praticamente na base da cópia de outros trabalhos. O aluno deve ser estimulado desde novo a desenvolver seus pensamentos e expor suas ideias, para assim, ingressar preparado no meio acadêmico.
Angélica Moraes disse…
O tema abordado AUTORIA X PLÁGIO , relata a realidade vivida pelos estudantes nos dias de hoje, é ter dificuldade de expor suas ideias sobre determinados temas, fazendo com que ocorra o plágio. A pesquisadora faz uma crítica em relação ao incentivo do plágio durante a escolarização, contribuindo para que o mesmo ocorra no ensino superior. É necessário que nós como estudantes saibamos a importância de construir ideias, aplicar conhecimentos adquiridos através da leitura, ou seja , criar artigos de nossa autoria.
Geórgia Louro disse…
Artigo excelente. Relata a realidade que nós universitários vivemos nos dias de hoje, a dificuldade em desenvolver textos, artigos e texto em nossa própria autoria, dificuldades em ter um raciocínio focado, muita das vezes precisamos ler mais, buscar mais conhecimento, para que esta questão do plágio possa ser diminuída cada vez mais. São conhecimentos adquiridos através da leitura que vão sendo construído novas ideias.
Esse incentivo a leitura precisa ser acompanhado aos alunos nas escolas, para que possam expor mais suas ideias.
Unknown disse…
o Artigo importantíssimo sobre Autoria X Plágio, pois muitas pessoas tem o abito de copiar e colar trabalhos já prontos, porque não querem ter o trabalho de ler e pesquisar, muitos por falta de informação ou por quererem se aproveitar das ideias de outras pessoas nem se quer citam o nome do verdadeiro autor. Isso se tornou algo rotineiro, é muito importante que saibamos a importância de desenvolver nossas próprias ideias, adquiridos através da leitura. E podermos escrever artigos com nossa própria autoria.
Esse Artigo importantíssimo sobre Autoria X Plágio, trata da realidade que todos nos estudantes enfrentamos durante o curso superior. Temos que ler esses tipos de artigos pra poder ter um pensamento mais aprofundado em relação aos assuntos relacionados a o artigo.
Unknown disse…
O artigo mostra total realidade de um universitário, com tanta informação na rede on-line de fácil acesso, é muito mais fácil fazer uma cópia do que desenvolver seu próprio texto, mostrando também que isso vem desde de o ensino das escolas, que já fazem com que os alunos pratiquem esse método de copia, de maneira que esse aluno ao ingressar no meio acadêmico universitário acaba cometendo o mesmo erro, pois não foi ensinado no âmbito escolar a prática de pesquisa e produção de seus próprios texto, de grande importância que essa prática aumente no âmbito escolar, para quando esse aluno for para a universidade ele já tenha uma visão de pesquisa e escrita melhor.
Unknown disse…
É muito bom nós como graduando lê este artigo, pelo fato de por ser mais rápido e simples nós apenas copiamos algo de outra pessoa cometendo plagio e achamos que é normal, não sabendo o grau da gravidade.
Unknown disse…
Artigo de extrema importância, pois retrata a realidade que nós universitários enfrentamos muitas vezes sobre o comodismo ao saber que podemos usar algo já pronto, ao invés de redigirmos o nosso próprio texto. Desde a escola isso já devia ser discutido com os alunos, assim aprenderíamos mais rápido a estimular nosso cérebro a escrever mais, e assim já irmos nos preparando para o nosso trabalho de conclusão de curso.
Unknown disse…
Em minha opinião, a dificuldade da produção de textos científicos na acadêmia, se resulta da base do nosso aprendizado, a escola, que vem deixando os alunos a cada vez mais aptos a copiar, tendo como fruto, uma duvida para os acadêmicos em relação de plágio e pesquisa.
O acesso a textos, divulgações de saberes, facilitou a pratica do plágio, pois o ato de copiar é um caminho bem mais rápido e fácil do que autorar.
Quando nós mesmos somos os autores, sem plagiar, certamente o nosso argumento sera mais articulado facilmente,
deixando uma certeza para o leitor.
Unknown disse…
Esclarecedor! Grande parte dos graduandos não conhece o texto cientifico, dessa forma cometem esses erros bruscos. Fato que ocorre constantemente, muitos desconhecem ate a definição de plagio. A falta e conhecimento e de fato um dos grandes problemas nesses casos.
L.F disse…
Este artigo AUTORIA X PLÁGIO apresenta-nos os principais aspectos que leva acadêmicos ao plágio. Dentre eles pode-se destacar a base escolar, que por ventura não ensina seus alunos a formar opiniões e explicitá-las em formato artigo, pois a facilidade de acesso de artigos disponíveis na web leva a copias idênticas sem a devida referencia. A debilitação da norma culta por meios de comunicação rápida, leva também a erros gramaticais e a maior dificuldade em escrever de forma concisa e coerente. Devido a esta carência, o estudante que ingressa no ensino superior, principalmente nos primeiros períodos da graduação, comete o plágio por falta de discernimento sobre a construção de artigos científicos.
Unknown disse…
Este artigo Autoria x Plágio é muito interessante. Pois trata-se de um tema muito delicado,uma vez que está se tornando uma realidade cada dia mais comum. Hoje a escrita de artigos acadêmicos é uma necessidade, onde devemos expor ideias ou pesquisas próprias ou com citações de outros autores. Mas com esta globalização o desenvolvimento da tecnologia,a internet e diversos meios de comunicação, há uma infinidade de meios de se fazer uma cópia de um trabalho pronto, mudando apenas algumas palavras. Mas esta maneira se agir deve ser mudada pois a autoria é unica e o aprendizado insubstituível, como poderemos ser bons profissionais se não nos dedicarmos...
Unknown disse…
As pessoas desde o ensino médio já tem o hábito do plágio com isso levam essa prática para o ensino superior. Creio que para diminuir esse câncer no meio escolar os alunos devem ser ensinados a pensar e escrever com suas próprias palavras desde novos, assim quando chegarem na faculdade já estão acostumados com os textos autorais.
Jordan
Unknown disse…
O artigo em questão apresenta a realidade vivida pelos graduandos de diversas universidades que chegam ao ensino superior sem o domínio necessário da língua. E nos mostra como isso juntamente a problemas como o comodismo e a falta de dedicação leva o aluno a não conseguir elaborar um bom texto o que muitas vezes desencadeia em um problema ainda maior o “plagio”, pois a falta de qualidade na base de ensino junto a grande variedade de textos disponíveis no meio virtual levam os alunos ao cenário perfeito para a pratica do “plagio” que além de antiético é um ato criminoso.
Unknown disse…
Ótimo artigo! Ele nos mostra exatamente a realidade de muitos estudantes, inclusive os universitários, nos quais procuram meios mais rápidos e menos trabalhosos na produção de artigos, ao invés de criar uma linha de pesquisa para própria autoria.
Ferramentas como a internet se torna vilã nesse contexto, pois a mesma deveria ser usada para agregar conhecimento e estabelecer base para pesquisas. Contudo, ocorre o plágio, com fragmentos propriamente copiados e outros sabotados com inversão de palavras por sinônimos e reorganização textual.
Fatores como pouca prática na leitura e na escrita, também contribui para esse problema, sendo atitudes que os estudantes deveriam executar com mais eficiência desde o ambiente escolar.
Unknown disse…
O artigo traz de forma clara e bem compreensiva a realidade atual, onde as pessoas têm cada vez mais uma dificuldade maior em redigir. Essa dificuldade tem por justificativa a rapidez e qualidade que encontra-se os artigos via internet. Esse acômodo em copiar sem pensar nas consequências vem desde o ensino fundamental, lugar esse onde já devia vir sendo ensinado e cobrado a criar e organizar suas próprias ideias. Precisamos entender a necessidade do hábito da leitura; assim abrindo a mente, ampliando e tornando a expressão nos textos e artigos mais fácil.
Unknown disse…
[Primeiramente queria pedir perdão ao professor Davidson pelo meu comentário tardio. Minha justificativa é por ter engesado na turma de metodologia científica nos meados da segunda semana de aula por causa de minha grade curricular e ter dificuldades com a ultização de seu blog].

O artigo "Autoria x Plágio" é muito esclarecedor pois além de tratar das formas de praticar o plágio, ele aborda os motivos que levam os estudantes e até mesmo pesquisadores a copiarem trabalhos alheios e nomearem com sua autoria, alegando que o estudante aprende a plagiar desde a escola pela sinples cópia de artigos da internet, e acabam se acomodando na forma de não se pensar e foemular suas próprias ideias e pesquisas, e acabam se apropiando dos trabalhos alheios de forma ilegal, sendo explícita quando há a cópia simples, ou implícita quando se fazem pequenas alterações, mas que de qualquer forma desmerece o trabalho alheio e cultiva o comodismo e a falta de investigações científicas.
Palavras-chave: esclarecedor-copiarem-internet-comodismo.

Unknown disse…
O artigo demonstra uma certa dificuldade que alguns alunos encontra na hora de escreverem artigos científicos e muitos acabam recorrendo ao plágio, este défice encontrado na hora da criação de tais texto se deve à falta de familiaridade com os mesmo. Fazendo um paralelo com o vídeo todos os estudantes em qualquer esfera acadêmica deveria se ambientar com esse tipo de leitura.
Unknown disse…
No artigo as autoras comentam e evidenciam a realidade de como os brasileiros são leigos nos quesitos escrita e leitura. Os plágios estão se tornando cada vez mais comuns devido a problemática da falta de conhecimento e de habilidade para desenvolvimento da escrita de alunos/universitários e que ficam evidentes apos uma breve analise do que foi escrito por eles. Muito interessante a forma como as autoras abordaram o tema demonstraram de forma clara tais evidencias de plagio e autoria que mostram como é importante escrever bem.
Unknown disse…
A questão do plágio é amplamente discutida no artigo. É uma pratica utilizada antes mesmo do nível superior (ainda no ensino médio e fundamental pelas crianças e jovens). Porém, quando não se é tratado desde o início da carreira escolar, o jovem cresce com a mentalidade de que a “cópia” é algo normal e pratico para ele naquele momento sem se dar conta do que isso pode acarretar negativamente para ele no futuro. O plágio é tratado como crime no meio acadêmico, e muitos estudantes não tem noção da gravidade disto ou simplesmente ignoram por ser mais fácil para ele. Poderia ter desde o ensino fundamental até o ensino médio uma maior orientação quanto ao plágio, e até mesmo uma punição (variando de escola para escola, mas que seja interna) para os alunos que fazem isso, afim de prepara-los para o meio acadêmico.
Unknown disse…
O artigo relata a realidade da vida acadêmica,todos tem o "simples" hábito de copiar,isso é um problema que vem desde o começo da vida acadêmica, portanto a preguiça e a simples facilidade em se copiar, predomina por toda vida escolar, assim como é citado no artigo,um problema grave e que precisa de atenção especial dos educadores.

Gean Dias...
Unknown disse…
O artigo deixa claro a diferença entre o que é plágio e o que é de autoria da pessoa nos trabalhos escritos durante sua trajetória acadêmica. O plagio só acontece porque esse tipo de escrita, trabalho científico ou artigo, ainda é pouco utilizado nas escolas públicas, desse modo, o aluno ao se deparar com esse tipo de escrita já na faculdade fica perdido sem saber o que fazer, pois não teve uma base acadêmica para que aprendesse escrever um trabalho científico ou um artigo, cometendo, por vezes sem ao menos saber, o plágio.

Gustavo Duarte...
Unknown disse…
Diante de tal artigo,fica claro como os alunos das Universidades encontram dificuldades nas produções de textos com conteúdo, isso decorre de uma cultura, um ensinamento. Desde os primeiros ensinos a "cultura da cópia" implica ao "não pensar".
Os meios tecnológicos, ao qual deveriam agregar mais valores propicia o plágio e a verdadeira autoria é deixada de lado porque nos apoiamos ao que é fácil e esquecemos do que somos capazes.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
O artigo expõe muito bem a questão de AUTORIA X PLÁGIO, pois quando não se tem conhecimento de um determinado assunto e nem da escrita fica muito fácil plagiar do que absorver o que foi estudado e organizar de uma maneira nova, a falta de conhecimento e estudo de como redigir um artigo cientifico também deixa os acadêmicos com preguiça e medo de não montar um bom artigo, e acabam plagiando o que é pior. No universo acadêmico o plagio é crime, desde o ensino fundamental ao médio não somos penalizados pelo mesmo erro e acabamos nos acostumando a copiar de algum lugar sem fazer citações e nem expondo nossa própria opinião sobre o assunto.
Josué Melo disse…
no artigo Autoria x Plágio trata de um serio e delicado assunto que vem se tornado realidade, principalmente em instituições de ensino. desde o ensino médio já tem o hábito do plágio com isso levam essa prática para o ensino superior, na maioria das vesses o comodismo e a falta de dedicação, ate mesmo preguiça levam o aluno a sempre procurar o meio mais fácil, que nesse caso e procurar algo já pronto, e assim cometendo plagio pois o comodismo o leva a achar que essa e a melhor maneira de se fazer um trabalho ou um texto e simplesmente pegar algo pronto e colocar seu nome.
Unknown disse…
O artigo relata um problema que nos estudantes sempre vivemos e relatamos, a dificuldade q temos em elaborar artigos e textos em nossa formação acadêmica. O modo que usamos o plágio também nos prejudica, pois ao invés de usarmos de forma coerente ao modo q nos auxilia na formação de artigos ou textos aprendemos a copiar aquilo já existe, é isto só nos prejudica futuramente.
O artigo aborda o plágio que é uma prática preocupante que vem se sobressaindo no ambiente acadêmico. Os alunos, que em sua maioria não têm o hábito de ler, e muito menos de escrever, chegam nas universidades acostumados a copiar textos da internet e quando se deparam com a necessidade de escrever um artigo para obterem os pontos necessários para prosseguir nas matérias, não conseguem fazê-lo satisfatoriamente. Porém, como dito no artigo, não se pode responsabilizar somente os estudantes, pois essa prática é aceita durante a vida escolar inteira, e quando se chega numa faculdade, não se pode exigir habilidade total na escrita que não foi desenvolvida corretamente quando deveria ter sido. É preciso estimular a produção textual e de artigos e gradativamente ir corrigindo de forma mais rigorosa para melhorar a capacidade dos alunos na escrita científica.
Unknown disse…
O artigo Autoria x Plágio é bem esclarecedor ao apontar a defasagem no ensino de base, onde o docente ingressa no ensino superior sem o fundamento para um artigo cientifico, que por sua vez é fundamental para a vida acadêmica. O uso da linguagem informal faz agrava ainda mais os problemas dissertativos onde o mesmo precisa ser feito como auxilio e não prioridade em sua escrita fazendo com que se tenha um aproveitamento acadêmico de excelência, o artigo em questão deixa bem evidente ao uso de plagio como deficiência de conhecimento.
Unknown disse…
O assunto tratado Autoria x Plágio é um tema bem interessante de se discutir, pois é algo que muito acontece no meio acadêmico, seja por falta de interesse a pesquisa ou por falta de material necessário para a criação de um ”artigo” fato é que isso se tornou comum no meio dos alunos. Seja em escolas, faculdade, universidade devido a facilidade que se tem de apenas copiar um trabalho já pronto, e os alunos acabam preferindo não se esforçar para aprender ao invés de tentar com seus próprios esforços, o problema de quem faz isso é que vão sair da faculdade com um diploma mais sem capacidade para o mercado de trabalho.
Unknown disse…
O artigo relata casos de plágio em artigos científicos, trabalhos, algo muito comum no meio acadêmico, infelizmente. Essa prática começa bem antes da graduação, ela tem seu início nas escolas, onde alunos copiam deveres de outros, colam, etc. E como eles não se esforçaram no início da vida acadêmica, sempre copiavam, a dificuldade de desenvolver um texto autoral fica muito mais complicado. No entanto, nunca é tarde para aprender, a prática, a leitura, e o estudo do tema, facilitam bastante a criação dos trabalhos, juntamente com professores orientando os alunos para que eles sigam pelo caminho correto.
Ls disse…
Na atualidade, é cada vez maior o número de universitários que cometem plágio em trabalhos e atividades de sua instituição. Um problema que já vem acontecendo há bastante tempo porque o aluno, em geral, não é incentivado a criar por conta própria, ter suas próprias ideias, escrever textos de sua própria autoria. O Artigo trabalha muito bem esse pensamento e mostra o quão grande é a perda do crescimento intelectual das instituições e alunos devido a essa prática.
Achilles Barros disse…
Ótimo artigo! percebemos que, com a facilidade da internet, muitas pessoas como alunos, professores, políticos... não estão preocupados em ler, raciocinar e redigir um novo texto ou artigo. Uma solução para formar profissionais sem o uso do plágio, deve-se ensinar o indivíduo desde o Ensino Médio, passando pelo Ensino Superior em uma matéria chamada "Metodologia da Pesquisa Científica" aprimorando seus conhecimentos.
Patricia disse…

O artigo relata que os acadêmicos usam copias de textos já publicados ao invés de produzir seus próprios textos, isso ocorre devido ao fácil acesso aos conteúdos variados da internet. Quando deparamos com a exigência de argumentar um texto, achamos mais confiável copiar do que produzir textos de nossa autoria.
Unknown disse…
Ótimo artigo. Ele mostra que a prática do plágio vem desde a época da escolarização, que os alunos ao em vez de usarem artigos e outras fontes para crescerem seus conhecimentos, eles fazem plágio. Por isso que muitas vezes no ensino superior quando os universitários vão fazer artigos científicos, às vezes fazem plágio, pois é uma maneira mais rápida para se concluir seu artigo, mas porém não irão aumentar seu conhecimento, e nem não demonstrarão as suas opiniões em diversos assuntos.
Unknown disse…
Excelente artigo, pois mostra o erro de trabalhos e artigos feitos a base da "cola", pois mesmos as crianças do ensino fundamental estão propensos a trabalhos plagiados, pois não sabem como devem fazer tais trabalhos, com isso vem um ideia de que um trabalho plagiado não tem problema algum, então desde sempre deveriam ensinar as crianças ao certo como criar um trabalho. Então sempre devemos melhorar nossa escrita, nossa leitura, por meios de artigos, livros, para conhecermos novas palavras e aprender a escrever corretamente o português, para que tenhamos ideias e criatividade sobre certo assunto, para não plagiar e sim aprender e escrever com suas palavras.
O artigo reforça o pensamento das pessoas afirmando que plagio e um crime, com a total facilidade que temos ao atingir a internet, podemos afirmar que pessoas que cometem esse crime tem pouca capacidade, e se fechando em aprendizagem.
Unknown disse…
Como pode-se observar, a base do ensino escolar influencia muito no desenvolvimento acadêmico, pois há praticar de copiar e ler (criar), facilitando assim, evidencias de plagio ou algo que envolva o assunto. A tecnologia, as vezes facilita a pratica do plagio, pois facilmente encontra-se maior numero de informações de varias assuntos desejados. Uma das grandes vantagens de plagiar, é que a qualquer momento você se sente mais seguro em falar sobre o assunto que você mesmo produziu.
Att: Pedro Bruno
Unknown disse…
Os métodos de ensino hoje utilizados pelo ensino fundamental e médio é de certa forma "pobre", levado por uma ideologia de que o rápido e o melhor caminho, sendo agravado em parte pela falta de cobrança de professores ou até mesmo um descaso com o que se é tratado dentro de uma sala de aula. Ex: "assim tá bom", "o professor não vai ler mesmo".
Com isso tudo o nosso ensino base se torna pobre é insuficiente para poder levar o aluno a uma instituição de ensino superior onde as cobranças e regras ao se redigir um texto são sim aplicadas e cobradas. O aluno ao chegar nessas instituições se depara com artigos científicos de maior complexidade e consequentemente maior dificuldade de compreensão, não estando preparado acaba caindo nas antigas manias e práticas lá do ensino médio, acarretando o mal uso de métodos de pesquisa, baixa argumentação, metodologia pobre e na maioria dos casos plágio de trabalhos de autores já consagrados pelo seu fácil acesso nas mídias digitais dificultando assim seu aprendizado e acensão na carreira acadêmica.
Unknown disse…
o artigo touxe uma infomação de forma clara e objetiva a respeito da deficiência do aluno em produção de artigos complexos.foi muito bem colocado a questão de que a escolaridade anterior do aluno contribui para que tudo isso aconteça no período acadêmico.
até mesmo as colaboradoras com bastante experiência ainda tem algumas dificuldades em escrever seu artigo. contudo entedemos que ainda a tempo para mudar-mos essa realidade. SHOU de bola o artigo.
O artigo é ótimo pois retrata uma realidade academia muito séria, que não são levados a finco pelos alunos como crime.
Porém o mais interessante deste artigo é a consciência de que o plágio vem de uma raiz escolar de incitação de professores a cópia de textos bem como a facilidade de acessos às informações, o obstáculo porém é que somos a geração cheia de informações mas sem conhecimento e a leitura como indicada no textos tem a capacidade de mudar a realidade atual.
Unknown disse…
O artigo nós relata claramente como é fácil plagiar,como os alunos vem utilizando cada vez mais esta prática em seus trabalhos,em seus estudos,e até em suas profissões.
Dês de cedo aprendemos a usar ferramentas que facilite o nosso aprendizado sem pensarmos nas concequencias que isso poderá nos trazer,a internet pode ser,e vem sendo,uma grande aliada para este método ilegal,que sem sabermos acabamos participando,como cúmplices.
Uma imoralidade,que já mas pensamos que poderíamos cometer,tão prejudicial que pode nos levar a côrte,uma mancha que pode marca nossas histórias de uma forma tão simples mas com grandes consequências.
Profissionalmente ou,academicamente quando nos deparamos com uma banca elaborada por profissionais,somos submetidos a uma grande dificuldade de nós expressarmos com nossas próprias palavras.
[...]Desse modo a escrita acadêmica pressupõe o domínio do aspecto discursivo,o qual pressupõe uma nova produção de sentido[...] Segundo os autores.
E é o que nós falta para termos uma percepção melhor dos textos,e assim,criar de maneira correta o nosso próprio texto do tema abordado.
Unknown disse…
posso aprender com esse artigo, que a escola como base do nosso aprendizado influencia muito em nosso futuro na faculdade, pois quem acostuma a copiar, dificilmente deixara esse costume de lado, sendo um modo de fazer um trabalho mais rapido e facil. o plagio é um grande problema nas formaçoes superiores, sendo que a internet já te dar tudo de bandeija .
Entende-se por plágio a apropriação e apresentação de conteúdo alheio como se fosse próprio. Essa prática no âmbito acadêmico é um sério problema que interfere na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria e ameaça a reputação de instituições de pesquisa.
Embora em algumas situações o plágio possa acontecer de modo deliberado (quando há intenção do redator em cometer uma fraude intelectual), supõe-se que em muitos casos o plágio acontece de forma acidental, ou seja, ocorre na redação científica simplesmente por desconhecimento por parte do redator das diretrizes de escrita acadêmica, tais como a correta indicação (citação) e identificação (referência) das fontes utilizadas em trabalhos e relatórios científicos, as quais consistem em regras básicas e eficazes que evitam a ocorrência do plágio.
Unknown disse…
O texto mostra os dois lados que um aprendiz pode seguir ao construir teses e artigos, que são autoria ou plágio.
O plágio consiste na cópia sem a identificação do autor texto. As pessoas têm sido influenciadas na pratica de plágio desde o ensino escolar quando são instruídas a fazerem cópias, o hábito de pouca leitura estabelecida nesse século também são um dos fatores que motivam aos produtores de textos a cópia.
Autoria é proveniente de uma pesquisa bem elaborada, com objetivos bem traçados, onde podemos expressar nossa opinião referente ao conhecimento adquirido, podendo fazer citações de vários autores mostrando as devidas referências.
Unknown disse…
Ao ler o texto observamos a dificuldade dos estudantes diante da exigência da vida acadêmica atual e a falta de estrutura de ensino que não incentiva seus estudantes a usar do questionamento, debates e exposições de ideias um contexto comum em sala de aula. Lidando com essa dificuldade alguns procuram pelo meio mais fácil para continuarem sua condição acadêmica por meio do plagio, sendo evidenciada que a escrita de um artigo acadêmico é uma atividade complexa e que exige alem do conhecimento, o estudo do tema trabalhado, discussões e levantamentos para sua criação. A Autoria, por outro lado, mostra o esforço e comedimento do autor, mostrando o esforço para mostrar os frutos do seu estudo e dar continuidade ao processo de conhecimento.
Unknown disse…
O artigo nos mostra que, estudiosos notam que enfrentamos enorme dificuldades em produzirmos um artigo sem cometer o plagio, numa formação de ensino superior, com a disponibilidade da internet propiciou muito para pratica do plagio, com base em tudo isso uma estudiosa aponta que, essa pratica já existe desde os primeiros anos de escolarização, então entende-se que os primeiros passos acadêmicos a ser dados influência muito na sua carreira profissional, mestre ou doutor
Unknown disse…
Este artigo nos mostra a triste realidade em que nosso país convive, o plágio não é só uma falha como é também considerado crime. O aluno ao ser desafiado para criar um texto científico, quando adentra em um curso superior, sente-se muitas dificuldades, muitas vezes devido à base escolar que conteve. E ao fácil acesso a vários tipos de artigos que a internet nos proporciona, acabam cometendo o plágio.
Unknown disse…
Plagio x autoria
O texto levanta a existência de um vicio nos trabalhos acadêmicos em que não se sabe a origem de seu inicio.
Devemos pontuar, sem querer encontrar culpados, que a faculdade tem responsabilidade no plágio, quando define como conteúdo a ser aplicado a existência de trabalhos avançados para alunos iniciantes.
É no mínimo ingênuo, querer que um aluno, através de pesquisa e auto-aprendizado, exponha um trabalho totalmente autoral daquilo que nunca lhe foi repassado.
O texto em epígrafe também ressalta o plágio como uma conseqüência de aprendizado ao longo de uma vida estudantil. Se o mestre passa cópia, o aluno aprende copiar.
Desídia dos mestres, cultura plagiadora, inoperância da faculdade, certo é que o plágio disseminou com uma cota parte de culpa para cada um dos envolvidos.
Unknown disse…

O Artigo x Plagio é muito bom, pois mostra a nossa própria realidade de que as pessoas vem fazendo Plágios de de trabalhos, artigos científicos entre outros textos que encontram na internet . Este fato já vem acontecendo desde do ensino fundamental que os alunos não tem interesse em ler e fazer seus próprios trabalhos e artigos. Se pelo menos essas pessoas fizessem o correto em as citações de quem pegaram esses textos seria de grande importância. As pessoas deveriam de deixar de lado a preguiça de ler e escrever de lado e produzir mais suas escritas em redações artigos pra aprimorarem seu intelectual.

Com o Artigo produzido podemos concluir que todo problema a uma solução, ensinando a relação entre ter um pensado para o projeto ser feito e executado com boa performasse, procurando ter ordem para ter o progresso ,e que o plagio de trabalhos ainda continua constante, mesmo sabendo que plagiando e errado, a conclusão do video podemos adquirir que na vida rotineira de um Engenheiro e Solução de projetos, determinando e sabendo separar itens para execução.